Saúde Ocupacional

A Saúde Ocupacional e as suas vantagens no meio empresarial

Vantagens e Mais Valias

Em todo o mundo, 7500 pessoas morrem diariamente devido a condições de trabalho inadequadas e/ou insalubres: É urgente AGIR! É indispensável PREVENIR!
O empregador deve assegurar adequadas condições de trabalho a todos os trabalhadores e organizar os Serviços de Saúde Ocupacional / Segurança e Saúde do Trabalho (SO/SST) – Lei nº 102/2009, de 10 de setembro, na sua atual redação. Estes Serviços são essenciais à empresa dado que:

a) identificam e avaliam os riscos profissionais;
b) procedem à vigilância da saúde dos trabalhadores;
c) propõem medidas preventivas;
d) desenvolvem ações de promoção da saúde no local de trabalho.

Embora seja difícil obter um resultado preciso do impacte positivo da SO/SST numa empresa, é incontestável que as vantagens empresariais, nesta matéria, são inúmeras. Importa frisar que somente o custo dos acidentes de trabalho, das doenças profissionais e da falta de bem-estar no trabalho, acrescido do impacte económico que têm na produtividade, competitividade e qualidade do trabalho colocam em evidência que a SO/SST é imprescindível a uma boa gestão empresarial.

A SO ultrapassa a mera obrigação legal pois é indispensável à boa gestão empresarial. Uma empresa é constituída por pessoas (trabalhadores) e a sua saúde e bem-estar influencia positivamente a gestão, a produtividade e o sucesso da empresa. Desta forma, é da responsabilidade dos Serviços de SO/SST ao promoverem a saúde e segurança dos trabalhadores contribuem para a boa gestão empresarial.

A SO é um investimento no presente e para o futuro, vital e lucrativo para qualquer empresa. O investimento nos serviços de SO/SST é um “bom negócio” para a empresa ao contribuir para a redução dos custos (in)diretos dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais. Os Serviços de SO/SST podem possibilitar importantes vantagens económicas na empresa ao delinearem medidas de prevenção de riscos profissionais e de promoção da saúde.

A SO fomenta a produtividade e a qualidade e é uma vantagem competitiva. Ter trabalhadores motivados e empenhados no seu trabalho e poucas vezes doentes é vantajoso na conquista de novos negócios e clientes e/ou na expansão da empresa. A SO é um requisito de qualidade da empresa dado que a proteção e a promoção da saúde dos trabalhadores potenciam, positivamente, a produtividade da empresa.

A SO é um importante contributo para a responsabilidade social e para a sustentabilidade da sua empresa. Apostar numa estratégia empresarial que promova continuamente a saúde e segurança dos trabalhadores resulta em valor acrescentado para trabalhadores, empresa e comunidade. Esta estratégia promove um alinhamento com o Trabalho Digno, os objetivos do Desenvolvimento Sustentável e os princípios de Responsabilidade Social.

A SO é um excelente cartão de visita e valoriza a imagem da sua empresa. Associar o enquadramento da SO à imagem e à marca da empresa favorece a sua boa reputação. A SO deve ser encarada como uma diferenciação no mercado que potencia a relação com trabalhadores, clientes e investidores.
Assim, a Saúde Ocupacional, demonstra-se sempre como uma mais-valia, e um serviço essencial para o aumento da produtividade e o sucesso empresarial. Junto da MEDSEGHI, poderá encontrar as melhores soluções para a sua empresa, numa perspetiva de salubridade, sustentabilidade e eficiência.

Partilhar artigo

Share on facebook
Share on linkedin

Consulte também outros artigos.