Serviços

Medseghi

Higiene e Segurança no Trabalho

A Higiene e Segurança no Trabalho, regulamentada pela Lei 102/2009, de 10 de setembro, alterada pela Lei 3/2014, de 28 de janeiro, são fulcrais para o bom funcionamento das empresas e, como tal, é deveras importante a implementação de medidas de prevenção e proteção para que os trabalhadores exerçam funções num local em que se sintam seguros.

A Medseghi tem como objetivo reduzir ou até mesmo eliminar os fatores de risco a que os trabalhadores poderão estar expostos. Desta forma, na área da Segurança no Trabalho destacam-se os seguintes serviços:
• Avaliação do Ruído Ocupacional
• Estudos de Caracterização e Avaliação das Condições de Iluminação
• Estudos de Caracterização e Avaliação do Ambiente Térmico
• Estudos Ergonómicos
• Estudos e Análises Psicossociais

No que concerne à saúde dos trabalhadores em contexto laboral a Medseghi avalia as potenciais situações de risco, através da realização de auditorias ao local de exercício da sua atividade profissional.

Dos serviços da área da Saúde no Trabalho destacam-se:
• Caracterização e avaliação dos riscos existentes em cada local de trabalho;
• Análise de acidentes de trabalho;
• Elaboração de plantas e planos de emergência;
• Planos de saúde.

Na Medseghi todos os serviços descritos são assegurados por técnicos superiores de higiene e segurança, licenciados, devidamente habilitados, com o Certificado de Aptidão Profissional emitido pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT). Têm a responsabilidade de auxiliar e acompanhar as empresas no cumprimento da legislação e fazem a gestão de riscos profissionais através de ações de análise e controlo dos locais de trabalho, assim como ações de formação e sensibilização aos trabalhadores.

Saúde Ocupacional

A promoção e vigilância da saúde, no âmbito da Saúde Ocupacional, constitui um aspeto essencial a ser tido em conta no combate à sinistralidade laboral e na forma como se desenvolve determinado trabalho e até como se organiza determinado local de trabalho. Enquanto processo, a promoção e vigilância da saúde não se resume à generalidade das intervenções médicas, mas inclui também uma dimensão social e económica que não pode ser remetida para segundo plano.

As exigências neste domínio, apontam para o comprometimento das entidades empregadoras, o envolvimento dos trabalhadores e da sociedade envolvente, promovendo locais de trabalho saudáveis. É fundamental a introdução de sistemas e de metodologias em termos de saúde, higiene e segurança no trabalho, visando o aumento de produtividade versus a diminuição do absentismo. As condições de trabalho devem ser transformadas em condições socialmente dignificantes, que constituem os alicerces materiais da prevenção dos riscos profissionais.

Neste âmbito a MEDSEGHI tem como objetivo averiguar a condição física e psíquica do trabalhador para o exercício da sua profissão, bem como, a consequência do trabalho na sua condição de saúde, destinando-se, assim, à promoção e vigilância dos trabalhadores.

Os Exames Médicos de Saúde Ocupacional, dando seguimento à legislação vigente são os seguintes:
a) Exames de admissão: a realizar antes ou 15 dias após a admissão de trabalhadores;
b) Exames periódicos: a realizar anualmente aos trabalhadores menores de 18 anos ou maiores de 50 anos e de dois em dois anos aos restantes trabalhadores;
c) Exames ocasionais: a realizar sempre que se verifiquem alterações substanciais na organização, nos meios ou no ambiente de trabalho e aquando do regresso do trabalhador ao posto de trabalho, após ausência superior a 30 dias, por doença ou acidente.

Pacotes de Exames:
• Eletrocardiograma
• Audiograma
• Rastreio Visual
• Análise à Glicose
• Teste Combur

Segurança Alimentar

Com o aumento e exigência do consumo alimentar por parte da população à nível mundial, torna-se essencial que as empresas que operam com produtos alimentares, sejam rigorosas no que respeita ao seu manuseio/confeção e à segurança alimentar.

A MEDSEGHI encontra-se apta na prestação de serviços nesta área, não só para que as entidades laborais possam cumprir os requisitos legais, mas igualmente para garantir um elevado nível de proteção dos géneros alimentícios que chegam aos consumidores.

Na área da Segurança Alimentar destacam-se serviços como:
• Consultoria;
• Elaboração de manuais de boas práticas de higiene;
• Implementação dos pré-requisitos do Sistema HACCP;
• Auditorias e avaliação do estado de segurança de higiene e alimentar da empresa;
• Elaboração de relatórios gerais;
• Serviços de recolha e análise laboratorial.

Coordenação e Segurança em Obra

A MEDSEGHI contribuirá, junto do cliente, para delinear soluções que permitam colmatar falhas de segurança, problemas ou questões relacionadas com as entidades fiscalizadoras.

O serviço de Consultoria no âmbito da Coordenação de Segurança em Obra permitirá, em coordenação com as entidades envolvidas, assegurar um controlo eficaz das condições adequadas de trabalho, com o intuito de reduzir acidentes em obra e dar cumprimento aos requisitos legislativos.

A Coordenação de Segurança em Obra constitui um requisito abrangido pelo Decreto-lei 273/2003 de 29 de outubro que regulamenta as condições de segurança e de saúde no trabalho em estaleiros temporários ou móveis.

Principais Funções da Coordenação de Segurança em Obra:
• Apoiar o dono da obra na elaboração e atualização da comunicação prévia;
• Apreciar o desenvolvimento e as alterações do plano de segurança e saúde para a execução da obra e, sendo caso disso, propor à entidade executante as alterações adequadas com vista à sua validação técnica;
• Analisar a adequabilidade das fichas de procedimentos de segurança e, caso necessário, propor à entidade executante as alterações adequadas;
• Verificar a coordenação das atividades das empresas e dos trabalhadores independentes que intervêm no estaleiro, tendo em vista a prevenção dos riscos profissionais;
• Promover e verificar o cumprimento do plano de segurança e saúde, bem como das outras obrigações da entidade executante, dos subempreiteiros e dos trabalhadores independentes, nomeadamente no que se refere à organização do estaleiro, ao sistema de emergência, às condicionantes existentes no estaleiro e na área envolvente, aos trabalhos que envolvam riscos especiais, aos processos construtivos especiais, às atividades que possam ser incompatíveis no tempo ou no espaço e ao sistema de comunicação entre os intervenientes na obra;

• Coordenar o controlo da correta aplicação dos métodos de trabalho, na medida em que tenham influência na segurança e saúde no trabalho;
• Promover a divulgação recíproca entre todos os intervenientes no estaleiro de informações sobre riscos profissionais e a sua prevenção;
• Registar as atividades de coordenação em matéria de segurança e saúde no livro de obra, nos termos do regime jurídico aplicável ou, na sua falta, de acordo com um sistema de registos apropriado que deve ser estabelecido para a obra;
• Assegurar que a entidade executante tome as medidas necessárias para que o acesso ao estaleiro seja reservado a pessoas autorizadas;
• Informar regularmente o dono da obra sobre o resultado da avaliação da segurança e saúde existente no estaleiro;
• Analisar as causas de acidentes graves que ocorram no estaleiro.

Ginástica Laboral

A Ginástica Laboral é a atividade física destinada aos funcionários durante o expediente de trabalho. Com intervenções entre 10 e 15 minutos, é baseada em técnicas de alongamento, respiração, perceção corporal, reeducação postural e compensação dos músculos.

A MEDSEGHI dispõe de Programas Personalizados como forma de prevenção de lesões decorrentes do exercício de determinadas funções e da normal atividade laboral. Faculta ainda Programas Personalizados de combate às consequências de lesões laborais já existentes, que visam aumentar a qualidade de vida dos trabalhadores.

Entre os diversos benefícios da ginástica laboral, destacam-se:
• Aa melhora do sistema cardíaco, respiratório e esquelético;
• O aumento da consciência corporal;
• A prevenção de doenças ocupacionais;
• A redução da fadiga, esgotamento e monotonia.

Formação

A formação em contexto laboral é um direito e um dever que assiste a todos os trabalhadores de qualquer empresa. Cabe ao empregador garantir e, solicitar, formação a entidades competentes, de forma a promover uma constante atualização de conhecimentos, principalmente em matérias de higiene e segurança no trabalho e saúde ocupacional. Nesta base, a MEDSEGHI possui um vasto plano formativo, de forma a corresponder às necessidades formativas das suas empresas parceiras.

Saúde Ambiental

O Departamento de Saúde Ambiental procura dar importância à privação ambiental e socioeconómica para a promoção da saúde e segurança nos postos de trabalho.

Juntamente com os departamentos de Saúde Ocupacional, Higiene e Segurança no Trabalho, e Coordenação e Segurança em Obra, é pretendido:
• Propor ações para a promoção de fatores de proteção e de mitigação dos impactes negativos sobre a saúde humana, associados à poluição atmosférica e às alterações climáticas;
• Propor estratégias, coordenar programas específicos e colaborar na avaliação e gestão do risco para a saúde humana nos diversos domínios, nomeadamente da água, dos espaços construídos, dos resíduos, das substâncias químicas e biológicas.

Medidas de Autoproteção

A segurança contra incêndio em edifícios não depende somente de um bom projeto e da boa execução deste projeto na fase de construção do edifício. A entrada em vigor do Regime Jurídico da Segurança Contra Incêndios em Edifícios (RJSCIE) veio colmatar uma importante lacuna no que se refere à segurança contra incêndio dos edifícios: assegurar a manutenção das condições de segurança definidas no projeto ao longo do tempo de vida do edifício. Este objetivo é conseguido através da implementação das designadas Medidas de Autoproteção. As mesmas, consistem em procedimentos de organização e gestão da segurança e têm duas finalidades principais: a garantia da manutenção das condições de segurança definidas no projecto e a garantia de uma estrutura mínima de resposta a emergências.

Pretendem também salvaguardar que os equipamentos e sistemas de segurança contra incêndios estão em condições de ser operados permanentemente, e que, em caso de emergência, os ocupantes abandonam o edifício em segurança. Na MEDSEGHI, encontramo-nos disponíveis para, juntamente com a entidade requerente, proceder à elaboração e submissão de toda a documentação necessária apresentar.

Análise de Riscos Laborais

A Avaliação de Riscos é o cerne da Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, pois sem uma avaliação de riscos eficaz não serão tomadas medidas preventivas adequadas- se um perigo não for identificado não terá oportunidade de ser controlado.

De forma a obter uma Avaliação de Riscos completa e que reflita na sua totalidade a realidade dos estabelecimentos/entidades, a MEDSEGHI dispões de serviço de Análise de Riscos Laborais, que incluí o seguinte:

• Medição/Avaliação da Iluminância
• Medição/Avaliação de Ruído
• Medição/Avaliação Conforto Térmico

Gostaria de trabalhar connosco?